segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

SOBRE O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA


Um professor de Matemática na sua prática letiva necessita de diferentes tipos de conhecimento:
- conhecimento relativo à natureza da Matemática;
- conhecimento relativo aos conteúdos matemáticos;
- conhecimento relativo aos objetivos curriculares;
- conhecimento relativo à forma de apresentar as ideias de modo a que sejam aprendidas pelos alunos;
- conhecimento relativo à forma como os alunos compreendem e aprendem os conteúdos matemáticos;
- conhecimento relativo à gestão da sala de aula.

Enquanto atividade humana a Matemática tem uma cultura marcada pela sua própria história. Trabalhar a Matemática passa por dar sentido e compreender a sua evolução ao longo do tempo, estabelecer relações com a realidade social, com os significados e valores de cada época. Deste modo, a história da Matemática não pode ser apenas tratada numa ou mais disciplinas específicas, mas deve estar presente e ser considerada de forma integrada no estudo dos diferentes temas matemáticos.

Trabalhar Matemática exige competência, mas não se reduz a ela. As experiências matemáticas a proporcionar durante a formação inicial ao futuro professor deverão contribuir para o desenvolvimento do gosto pela Matemática. Poder-se-á dizer que o gosto por aquilo que se faz é um elemento forte para o sucesso. Contudo, a importância desta atitude face à Matemática é acrescida pelo fato de sem gosto dificilmente se poderá transmiti-lo aos futuros alunos. Dificilmente se consegue convencer outros daquilo que nós não sentimos.

Livro:
A Matemática na Formação Inicial de Professores
(Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação)

Autores:
Carlos Albuquerque
Eduardo Veloso
Isabel Rocha
Leonor Santos
Lurdes Serrazina
Suzana Nápoles


A MATEMÁTICA É PARA SEMPRE!
Eduardo Sáenz de Cabezón
Com humor e charme, o matemático Eduardo Sáenz de Cabezón responde a uma pergunta que tem assolado os cérebros de alunos entediados em todo o mundo: Para que serve a matemática? Ele mostra a beleza da matemática como a espinha dorsal da ciência - e mostra que os teoremas, não os diamantes, são para sempre. Em espanhol, com legendas em inglês.


UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Quem somos
A Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo é a mais nova e inovadora universidade pública paulista. 
Nosso objetivo é utilizar a tecnologia a serviço da educação e da cidadania, levando o conhecimento e a educação de qualidade para todo o Estado.
Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, a instituição é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Assista ao vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=aOUAc27QxLo (publicado em 28 de abr de 2014)
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) foi criada na forma de um Programa, pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008, com foco na expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado de São Paulo, através da ampliação do número e da abrangência geográfica das vagas ofertadas. Para ampliar a capacidade de atuação do programa, foi criada a Fundação Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP, pela Lei 14.836 de 20 de julho de 2012, assinada pelo governador Geraldo Alckmin. A criação da quarta universidade pública paulista tem como objetivo ampliar a capacidade de atendimento das diferentes demandas por ensino superior do Estado de São Paulo. A proposta é que sejam oferecidos cursos próprios e em parceria com as instituições parceiras. O Decreto 58.438 que aprovou o Estatuto da UNIVESP foi publicado em 10 de outubro de 2012. A Portaria CEE-GP-120, que credenciou a UNIVESP ao Conselho Estadual de Educação (CEE), foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 23 de março de 2013.

Legislação e Documentos Institucionais


DesafioMatemático-30


Contribuições - Prof. Vanderley
SEE / CGEB / DEGEB / CEFAF
Equipe Curricular de Matemática

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